Fazenda Silvestre | O Kefir de agua e suas possibilidades
246
post-template-default,single,single-post,postid-246,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

O Kefir de agua e suas possibilidades

Para incluir mais nas nossas dietas produtos feitos em casa e cheios de vida precisa-se de uma estrategia. Ninguém tem tempo, essa é uma das justificativas mais fortes da industrialização dos alimentos. Todo mundo adoraria comer melhor ou ser mais responsável pela sua alimentação, mas como fazer isso diante da rotina das grandes cidades. Ninguém quer disponibilizar horas “extras” para esses trabalhos.

Então por que não integrar alguns produtos ótimos que tem base nos mesmos processos biológicos e gastronômicos. O kefir de água funciona muito bem pra isso pois além de ser uma bebida probiótica com muitas possibilidades, ele também pode funcionar como um “starter”, uma isca pra outros fermentados .

O Kefir de agua é assim como outros fermentados uma colonia de bacterias e fermentos que formam uns “grãos” que variam de branco a marrom dependendo do alimento . Também chamado de tibicos para fazer essa bebida probiotica primeiro fermentamos a agua com açucar e depois colocamos os sabores. Pode ser fruta, chá, suco, especiarias. O que voce quiser.

Para que ele fique facil de fazer no dia a dia faça assim:

Para cada colher de sopa de “grão” voce vai fazer de 250 a 500ml de kefir. Para 500ml de kefir use 2 colheres de sopa de açuçar (organico pode ser branco, demerara ou mascavo.)

Todo dia pela manha quando esquentar água para café ou chá (voce deve tomar alguma dessas coisas não? ) esquente um pouco a mais. Coloque as duas collheres de sopa de açúcar num pote e adicione um pouco da água quente. Só pra diluir o açucar, complete com agua fria até os 500ml. Quando estiver em temperatura ambiente coloque os grãos. Deixe de 24 a 48 horas, lembrando que o kefir de água é sensível a acidez então se deixar demais ele pode morrer no próprio caldo. Então no dia seguinte de manha (ou depois de um dia) coe o liquido com uma peneira de plastico ou pano. O liquido é o que você vai usar. Os “grãos” deixe no coador enquanto prepara de novo a água com açúcar. Pronto!

 

No liquido que você guardou você pode adicionar vários sabores. Pegue um pouco de fruta como abacaxi, manga ou quem sabe framboesa e deixe no liquido ate pegar bem o gosto. Pode colocar mais açúcar se quiser, mas não costuma precisar. Pode colocar também hortelã, canela, suco de goiaba, o que você conseguir pensar, mas não pode ter conservantes. Tape o pote ou garrafa e deixe ele lá pra ficar com bolinhas! Mas lembre de abrir umas duas ou três vezes por dia para não criar muita pressão, ou pode literalmente explodir. Também pode usar uma garrafa de plastico para carbonatar, quando ela ficar bem dura pode gelar e beber. Alias sempre gele antes de beber para a bebida não espumar demais.

O legal de usar o kefir como “starter” ou isca é que da pra usar frutas ou alguns vegetais (pepino, salsão) nessa  fermentação pra fazer um molho, ou chutney fermentado com a fruta. Por exemplo, outro dia pegamos um abacaxi da fazenda e picadinho ele foi pra dentro do vidro com o liquido do kefir. Pimenta, coentro um pouco de sal. Maceta um pouco o abacaxi como se fosse para uma caipirinha e mistura os temperos. Deixa uns dias no pote e coloque na geladeira. Um chuntey fermentado para comer com salada ou algum grelhado.

 

 

Outra coisa que da pra usar o liquido é pra começar chucrutes ou kimchis. Ele funciona como um fermento para essas comidas. Não é necessario mais ajuda. Pique meio repolho orgânico, faça uma salmoura com 2% de sal (20g para cada litro) e coloque umas duas colheres de sopa de kefir. Deixe o repolho imerso nessa salmoura, não pode ficar nada pra fora do liquido senão mofa. Use um pedaço de madeira fervido, um pires, ou até uma pedra fervida. Deixe alguns dias, ou uma semana, ou meses! Ele não mofando sempre estará bom, pode ir experimentando a partir de 3 dias e quando estiver do seu gosto coloque na geladeira. Ou deixe fora também e veja como ele evolui!

Nenhum comentário

Postar um comentário